• Você está em:
Wevet | Conexão com o mundo animal

Conheça o Instituto Miguel Tomé/Shopping do Tosador

Em dezembro de 2017 o mercado de estética animal foi presenteado com uma escola na cidade de São Jose do Rio Preto: o Instituto Miguel Tomé com apoio/parceria do Shopping do Tosador. 
O sr. Miguel Tomé, groomer profissional, top Groomer Centagro pet smack, Profissional groomer Atacama e professor na área de estética, em um de seus trabalhos visitando nossa cidade, conheceu a empresa shopping do tosador, distribuidora da marca Centagro/Pet Smack na região. 

Observando a carência de um apoio mais próximo aos profissionais da área de estética, a empresa shopping do tosador propôs ao Miguel Tomé uma parceria, na qual ele seria o ponto focal e referência na profissionalização do mercado de estética em nossa região, e em poucos meses o resultado surpreendeu. As vendas de produtos Pet Smack explodiram, Miguel Tomé ganhou reconhecimento no mercado, e neste momento surgia uma enorme procura pelos cursos ministrados por ele. Porém, havia um problema, Miguel não era residente em nossa cidade, viajava muito, e este fator agravou o cumprimento da demanda que vinha de todo o Brasil. 

Motivado por muitos profissionais da área que o tinham como ídolo e queriam aproveitar sua estadia em nossa cidade, a empresa Shopping do Tosador cedeu um espaço em sua loja. Neste pequeno espaço chegaram a ser atendidos até 15 alunos em uma turma e com uma fila de espera imensa à procura de novos cursos. Devido a todo o sucesso não restou uma alternativa a não ser criar uma escola que atendesse a demanda, onde seriam implantaríamos todos os conceitos necessário para a formação de profissionais que estivessem preparados para o mercado de trabalho (iniciantes) e também para aprimorar e qualificar melhor aqueles que já atuavam na área.

Não somos um banho e tosa que dá aulas, mas sim, uma escola de verdade.

Neste primeiro ano de funcionamento, já formamos e qualificamos mais de 250 profissionais de quase todo o Brasil. Nossa estrutura possui salas específicas para cada matéria, alojamento climatizado para os alunos, equipamentos novos e de última geração, climatização total e a melhor equipe de instrutores e profissionais composto pela instrutora/coordenadora Débora Cavani e pelo instrutor Richer, além de outros que estão chegando para compor nosso quadro profissional. 

Na área comercial, a responsabilidade é da empresa Shopping do Tosador, a qual é representada pela Dra. Bruna borges, advogada, que administra todos os processos operacionais relacionados aos cursos, como contratações, fechamento de turmas e serviço de atendimento ao aluno. 

Em pouco tempo nos tornamos uma referência nacional e internacional em cursos do segmento de estética animal. Existem muitos projetos a caminho ainda, entre eles, cursos na área de gestão, técnicos veterinários, cursos online, cursos para felinos, de raças específicas, entre outros. A parceria Instituto Miguel Tomé e Shopping do tosador alcançou este sucesso rapidamente, graças a todos os profissionais e instrutores que estiveram conosco, apoiando e repassando todo o conhecimento aos alunos que aqui passaram. 

Nós da Gestão do Instituto Miguel Tomé e da Diretoria do Shopping do Tosador somos imensamente gratos aos alunos que acreditaram em nosso projeto e que, estando aqui, nos colocaram entre as escolas mais solicitadas.
Entrevista exclusiva com Miguel Tomé:

Qual o maior desafio para a escola?
    São vários os desafios que uma escola de banho e tosa enfrenta, porem o que mais dificulta o andamento da escola é conseguir cães adequados para o aprendizado do aluno. Além da variedade de raças os cães devem estar com a pelagem adequada para que o aluno possa desenvolver a pratica.

Miguel, no papel de instrutor o que você considera como característica
mais importante para transmitir o conhecimento e avaliar se o aluno absorveu
esse conhecimento?

       Muitos tosadores, devido a procura, tentam ensinar a sua profissão para outros, se esforçam fazendo as tais certificações internacionais e participam de campeonatos onde a maioria, acredita que serão bem-sucedidos como Groomer Instrutor. Porém, no meu ponto de vista e experiencia adquirida, nesses últimos anos para ser um instrutor de banho e tosa, você precisa ir muito além dos estudos, das certificações e dos troféus e rosetas em sua estante e parede. Eu não vejo o trabalho de banho e tosa como um dom que poucos tem, qualquer um pode ser um bom tosador pois fazer banho e tosa é técnica, e toda técnica, quando treinada, pode ser assimilada e colocada em prática.
Contudo, para atuar como instrutor de banho e tosa não basta apenas você ser um bom tosador e conhecer bem as técnicas. O Profissional completo deve ser flexível, desenvolver a arte do ensino, entender que cada aluno tem dificuldades específicas e pessoais, conhecer a fundo qual a verdadeira motivação e onde eles querem chegar na profissão e desenvolver exercícios para que ele consiga entender as técnicas e absorver o conhecimento passado.
Acima de tudo gostar de gente, gostar de motivar gente, gostar de transmitir aquilo que você sabe e vibrar com o sucesso dos outros. "Saber reconhecer que ser um bom tosador não significa que você será um bom instrutor, e que ser um bom instrutor não te faz um bom tosador".

Quais os diferenciais da escola?
  Quando descobri que tinha a habilidade de instruir outros essa profissão, eu sempre sonhei em tem um local confortável com salas adequadas para que o aluno aprendesse cada detalhe da profissão com instrutores responsável da sua modalidade (instrutor de banho dá aula de banho, de tosa da aula de tosa, de tesoura da aula de tesoura, etc.)
O Instituto Miguel Tomé/Shopping do Tosador tem o foco em ser uma escola de verdade com o único objetivo de formar profissionais de banho e tosa que já é muito diferente das demais que é Pet Shop que dá curso. A estrutura da mesma é toda adequada com formato de escola, com alojamento para alunos que moram distante, salas individuais, técnicas e exercícios práticos que os alunos só encontram no Instituto Miguel Tomé/Shopping do Tosador.

O requisito primordial na contratação de nossos instrutores, é a experiência como tosador do dia a dia, depois vem habilidades como tino comercial e a didática na transferência do conhecimento. Na escola a função exclusiva é instruir, não permitimos que nossos instrutores trabalhem internamente como tosador, para que o aluno não tenha que disputar a atenção do instrutor com os pets lovers. Os cães utilizados durante os cursos são de canis cadastrados e todos modelos selecionados. Os animais quando aprovados, são trazidos sem custos, não havendo cobrança alguma sobreinstrutores e alunos, desta forma os mesmos ficam à vontade em atuar com os cães modelos.
    
Qual o curso de maior procura?
  São os cursos de banhista profissional, tosador profissional e tosa na tesoura, os quais também correspondem aos de maior necessidade do mercado pet. Existe ainda o módulo "Intensivo de tesoura e variação de rostinhos", hoje é o curso de maior procura, abordando cortes do dia a dia e as técnicas de maiores dificuldades para os profissionais que  atuam nos pet shops (tosa na tesoura).
Profissionais de todo o brasil procuram pelo nosso curso, por isso oferecemos para a turma almoço e hospedagem.

Matéria por

  • Miguel Tomé

    Groomer
    São José do Rio Preto / São Paulo
    (17) 3229-4030 | (17) 99159-4892

Subir