• Você está em:
Wevet | Conexão com o mundo animal

Doença Renal Crônica. O que é, como diagnosticar e tratar?

A Doença Renal Crônica (DRC), consiste em lesão renal e perda progressiva e irreversível da função dos rins. Se trata de uma doença degenerativa hereditária, sendo mais comum em cães e gatos idoso, embora também possa ocorrer em adultos e jovens decorrente de causas congênitas, hereditárias ou adquiridas.

A idade média de maior incidência, em cães, é a partir dos 7 anos e nos gatos, a partir dos 9 anos. As raças caninas que precisam de maior atenção dos tutores para com a doença são: Basenji, Beagle, Bull Terrier, Cairn Terrier, Chow Chow, Cocker Spainel, Dobermann, Pinscher, Pastor Alemão, Lhasa Apso, Shin Tzu, Maltês, Schnauzer, Norwegian Elkhound, Rottweiler, Samoieda, Sharpei e Poodle. Nos felinos devemos ficar atentos as raças Abissínia e Persa.

Os sintomas são vários e nem sempre estão relacionados ao trato urinário. Entre os mais comuns estão a falta de apetite, constipação, vômitos, diarreia, emagrecimento progressivo e desidratação. Pelo fato de não haver sinais clínicos iniciais claros da doença renal, o check-up precoce é a única foma de diagnosticar e instituir o tratamento com suporte nutricional adequado. O diagnóstico só é confirmado através de exames de sangue, urina e imagem. Após a realização destes, é necessário o tratamento e acompanhamento desse paciente.

Por se tratar de uma doença progressiva e irreversível, o objetivo do tratamento da DRC não é a cura do paciente, mas sim promover o retardo na progressão da doença, aumentar o tempo de sobrevida do animal e mantê-lo com uma boa qualidade de vida.

Quanto mais cedo a doença renal crônica for diagnosticada, melhor será a contribuição do manejo nutricional e suporte terapêutico no controle dos sintomas e evolução da doença.

Dra. Jaqueline Mendes Ralo – Médica Veterinária / CRMV/SP: 29.222
Formada na Faculdade UNIRP
Pós – graduação em Clínica Médica e Cirurgia de Pequenos Animais – UNIRP
Residência Médica Veterinária do Hospital Veterinário Dr. Halim Atique
Dra. Nathalia S. Dornelles – Médica Veterinária / CRMV/SP: 29.349
Formada na Faculdade UNIRP
Pós – graduação em Clínica Médica e Cirurgia de Pequenos Animais – Instituto Qualittas
17 3304.7425 / 17 99257.4953
Av. Pres, Getúlio Vargas, 605, São Francisco. São José do Rio Preto.
Facebook: Clínica Pro Vet
Instagram: Clínica Pro Vet
Site: www.clinicaprovet.com.br

Subir